Loading...
29
06
2019

TREINAR NO VERÃO: SIM OU NÃO?

SIM! SIM! SIM!

Como é certo e sabido a prática de exercício físico faz bem não só ao nosso bem-estar físico, mas também psicológico. O verão, não é exceção para não continuarmos a exercitar o nosso corpo. Há cuidados que devemos de ter, e excluir por completo a atividade física da nossa rotina, é um deles. Sabe porquê?

Somos muito de rotinas. Somos também um organismo que interage com o ambiente. Sejamos sinceros, muitas vezes chove e pensamos “hoje não vou treinar” e vice-versa. Contudo, nem o Inverno nem o Verão são motivos para parar. Muito pelo contrário. O facto de o nosso corpo estar habituado a treinar e sofrer uma paragem repentina pode levar a um aumento do risco de depressão. A depressão é uma doença psicológica muitas vezes difícil de identificar e que pode condicionar gravemente a qualidade de vida de um individuo. No entanto, está provado cientificamente que realizar apenas três dias de treino é suficiente para sentirmos melhorias notórias na saúde tanto física como psicológica.

É importante nas transições de estação estarmos atentos à nossa saúde, muitas vezes a alteração do nível da proteína C-reativa (indicador extremamente sensível de inflamação) e a interleucina 6 (está envolvida numa série de atividades imunológicas, em especial à síntese de substâncias de fase aguda pelo fígado), ambas diminuem à medida que o sedentarismo aumenta. São dois indicadores que podem estar na causa de muitos dos problemas de depressão.

Tal como já mencionamos, o Verão não é fator que impeça a prática desportiva, ainda que seja certo que, em função da zona de residência, o calor e a humidade podem pregar-lhe partidas. Nesta época estival, é necessário prestar mais atenção a uma série de recomendações, tais como:

  1. Alimentação saudável

Não só no Verão, mas durante todo o ano. O corpo de verão constrói-se no inverno. Praticar desporto sem cuidar da alimentação pode vir até a tornar-se prejudicial para a saúde. Deve ser seguida uma dieta equilibrada que privilegie: alimentos frescos, alimentos da época, saudáveis e ligeiros. Reduzir a quantidade de gordura na comida ajuda-nos a não nos sentirmos tão inchados e pesados.

  1. Hidratação

O fundamental é ingerir uma boa quantidade de água (cerca de 1L por casa 30kg do nosso peso corporal) ao longo de todo o dia e não apenas quando estamos com a sensação de sede. Ao expormo-nos a temperaturas mais altas que no resto do ano, a quantidade de água que perderemos ao fazer exercício será maior.

Também é possível complementar com bebidas isotónicas, refrescos com baixo tero de sódio e ricos em sais minerais. Após uma sessão de exercício, repor líquidos, proteínas e hidratos de carbono, sempre em atenção à quantidade de açucar nos produtos que adquirimos.

  1. Os melhores horários para a prática desportiva

No período das horas de mais calor não é conveniente fazer exercício, sobretudo entre as 12:00h e as 18:00h, aproximadamente. O recomendável é aproveitar as horas em que a temperatura esteja ligeiramente mais baixa: primeira hora da manhã, última da tarde ou à noite.

  1. Proteção solar

Em época de verão, a maioria das práticas desportivas são realizadas ao ar livre. Se é fã desta opção e opta por aproveitar o bom tempo para fazer exercício no exterior, será indispensável colocar um protetor solar apropriado, 30 minutos antes de sair. Para estas ocasiões, deve preferir por uma proteção que resista ao suor.

  1. Alongamento

Outro aspeto imprescindível que nunca devemos esquecer ao praticar desporto, independentemente da temperatura ou da hora do dia, é alongar antes e depois de realizar qualquer prática desportiva, algo necessário para evitar lesões. Os alongamentos podem ser ativos ou passivos, devem ser realizados sempre com precaução, sem realizar excessivas amplitudes.

Texto de Prof. Catarina Pinhal

autor: Luisa Silva

Comentários
0

Deixe-nos um comentário

Estúdio de aulas de grupo e treino personalizado com 13 modalidades diferentes.

logologo

Não tenha medo de falhar. Esse é o caminho para o sucesso

LeBron James

O desporto tem o poder de superar velhas divisões e criar o laço de aspirações comuns.

Nelson Mandela

Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente

Marilyn vos Savant

A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem

Tommy Lasorda

Não é o tamanho do cão que conta na luta, mas o tamanho da luta no cão

Magic Johnson, NBA star
© 2020 - Desenvolvido por Pedro Silva | Política de Privacidade