Loading...
04
04
2018

TREINO DE FORÇA NA AREIA

Com a chegada de pequenos raios de sol, um dos treinos que podemos incluir e que se torna muito prazeroso são os treinos de força na areia da praia, pois atua diretamente na melhoria do condicionamento e fortalecimento muscular.

Muitos médicos da área do desporto indicam a corrida na areia fofa como método de recuperação, devido ao excelente retorno a nível de fortalecimento muscular dos membros inferiores e da articulação dos joelhos.

A areia provoca um aumento na intensidade dos treinos. Por causa do terreno mais instável e adverso, a areia também pode aumentar ou até mesmo criar algumas habilidades para o atleta. Tais como:

– Aumento do recrutamento de unidades motoras

Unidades motoras são o conjunto de neurônios e fibras musculares que, quando recrutadas, aumentam a força dos músculos para exercer movimentos na hora do exercício.

– Maior capacidade de propriocepção

Aumenta o instinto de localização espacial do atleta, permitindo que ele controle a sua posição e orientação automaticamente.

– Mudança mecânica

O atleta acaba utilizando as pontas do pés ao invés do calcanhar para realizar o movimento da corrida, de forma mais natural.

 

Para a realização deste tipo de treino na areia, temos que ter em atenção algumas diversidades, principalmente relacionadas com o ritmo do treino, inclinação do terreno, em que parte da praia realizar o exercício, hidratação, horário de treino, alongamentos, proteção contra o sol e calor.

 

Ritmo do treino: É importante lembrar que estamos a correr na areia, por isso a dificuldade vai ser maior, não esperes fazer o mesmo tempo na praia em relação a uma corrida no alcatrão, o objetivo é melhorar a condição física.

Inclinação: O esforço por sobrecarregar as articulações devido à inclinação da praia pode ser muito prejudicial, é importante prestar atenção a isso e escolher o local para treinar.

Hidratação: Muito importante salientar que com as altas temperaturas, e com o esforço redobrado temos que levar sempre hidratação, ou treinar próximos de um local onde seja de fácil acesso.

Horário: Os melhores horários são na parte da manhã (o mais cedo possível) e no final do dia, pois assim evitamos as temperaturas elevadas e conseguimos ter um treino realmente produtivo, além de que nesses horários sempre temos menos pessoas na praia.

Alongamentos: Os alongamentos são importantes para esses treinos, pois o esforço é muito maior que num treino normal, e por isso temos que estar com a musculatura preparada para isso.

Proteção do calor e do sol: É impossível fugir do calor e do sol, e por essa razão devemos proteger-nos sempre. Passar protetor solar, usar óculos e boné são muito importantes, pois os reflexos dos raios do sol na areia fazem com que tenhamos uma maior exposição, e com esses acessórios podemos reduzir muito esses efeitos.

 

Outro ponto muito importante e que temos que ter atenção é o calçado, pois se corrermos na parte mais dura da praia perto da água é primordial que utilizemos sapatilhas, pois o impacto nas articulações pode causar lesões devido a sobrecarga.

Na areia fofa, com o amortecimento que proporciona, podemos correr sem calçado, porém muita atenção às entorses, e outro detalhe importante é ter atenção ao local onde se corre, pois às vezes os detritos deixados na praia podem causar grandes danos.

 

A grande vantagem do treino na areia é conseguir trabalhar toda a musculatura envolvida na corrida, como  posteriores da coxa, gémeos, tibial anterior e uma musculatura que tem muita importância e geralmente não temos atenção a isso que é a musculatura estabilizadora (abdominal e dorsal).

 

Bem, agora é só escolheres a tua praia preferida e começar a aproveitar esses benefícios.

Bons treinos!

autor: Delfina Carvalho

Comentários
1
José

Quando é o 1″ treino?😀

Deixe-nos um comentário

Estúdio de aulas de grupo e treino personalizado com 13 modalidades diferentes.

logologo

Não tenha medo de falhar. Esse é o caminho para o sucesso

LeBron James

O desporto tem o poder de superar velhas divisões e criar o laço de aspirações comuns.

Nelson Mandela

Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente

Marilyn vos Savant

A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem

Tommy Lasorda

Não é o tamanho do cão que conta na luta, mas o tamanho da luta no cão

Magic Johnson, NBA star
© 2020 - Desenvolvido por Pedro Silva | Política de Privacidade