Transtorno Depressivo e o Exercício Físico
A Depressão é um distúrbio mental na qual são experienciadas emoções de Angústia, Tristeza, Frustração, Desânimo, Desmotivação, resultantes de experiências traumáticas vividas no passado, das quais a pessoa não se consegue libertar. Muitas vezes, as pessoas vivem experiências que colidem com os seus valores, com as suas crenças, os seus objetivos, criando conflitos emocionais.
A pessoa vive assim muito tempo com esse peso, com essas sensações e sentimentos, dia após dia, acumulando emoções negativas, o que a leva a um estado de absoluta incapacidade para lidar com esse estado emocional negativo. Quando atinge esse estado emocional, fica sem recursos mentais, sem energia para estabelecer os seus objetivos, para viver de uma forma feliz.
Implicações da condição na prática desportiva
O grande desafio da inclusão da actividade física como terapêutica principal ou complementar, deve-se ao facto de as pessoas depressivas encararem, na sua grande maioria, a actividade física como um esforço, tendendo a encontrar dificuldades em agregá-la às suas actividades quotidianas.
A falta de motivação pode também estar condicionada pelos efeitos secundários dos antidepressivos no sistema cardiovascular.
A baixa de energia e lentidão psicomotora são características da depressão, o que dificulta também a realização das atividades.
Estratégias de planeamento e organização
O planeamento da atividade física deve prescrever diferentes intensidades e volumes de acordo com cada indivíduo com transtorno depressivo.
É importante realizar exercícios que eles gostem e que lhes desperte interesse de forma a tentar manter a maior concentração e motivação por parte deles.
Devem ser dados feedbacks positivos ao longo das actividades para que se sintam motivados e capazes.
Devem realizar-se exercícios dinâmicos que levem à ajuda entre todos.
Prática desportiva e seus benefícios
Neste sentido, os maiores benefícios da actividade física, encontrados inclusive para as pessoas com depressão são:
- Diminuição da insónia e da tensão;
- Bem-estar emocional;
- Imagem corporal positiva;
- Aumento da positividade e autocontrole psicológico;
- Melhoria do humor;
- Interação social positiva.
Boas leituras! Bons treinos!
Márcia Silva