Hortícolas não são consigo? Tente outra vez…
Por Érica Teixeira
0
Por diversas razões, por vezes o consumo de hortícolas fica aquém do desejado, seja por não apreciar a sua textura, o seu sabor ou ambos.
Nesta publicação deixamos algumas sugestões que podem ajudar a consumi-los diariamente e na devida quantidade.
- Se não gosta em geral:
- Quando foi a última vez que experimentou certos hortícolas? Por vezes é necessário prová-los algumas vezes de modo a aumentar a sua aceitabilidade, além de procurar ingeri-los de diferentes formas;
- Procure saber quais foram os motivos para não os voltar a incluir – se foi pelo sabor, experimente novos temperos; se foi pela textura, experimente novos métodos de confeção; se foi por ambos, procure incluí-los em diferentes preparados.
- Se não gosta da textura:
- Experimente cortar os legumes de formas diferentes – palitos, juliana, picado, em puré, espiralizado, cubos, rodelas, etc;
- Altere os tempos de cozedura – se os cozinhar mais tempo, irá obter legumes mais cremosos, enquanto que se os cozinhar menos tempo, irá obter legumes mais crocantes.
- Se não gosta do sabor:
- Os temperos são uma excelente forma de conferir mais sabor à sua refeição. Procure inovar e experimentar as inúmeras opções de ervas aromáticas, especiarias e molhos com baixo teor de gordura;
- Recorra aos diferentes métodos de confeção e irá identificar qual o seu favorito: saltear, cozinhar a vapor, levar ao forno, reduzir a puré, grelhar, cozinhar no wok, rechear, etc.
Além disso, combine os legumes e vegetais com outros alimentos que compõem o prato e inclua-os em outras preparações culinárias (como estufados, massas, salteados, assados, purés…), para que o sabor se misture com os dos restantes alimentos.
A sopa é também, naturalmente, uma excelente forma de incluir mais hortícolas na alimentação diária.
Bárbara Teixeira