Dicas Para um Natal Mais Saudável
Com a época festiva a aproximar-se, sabemos que por vezes torna-se difícil fazer as escolhas mais sensatas com tantas tentações ao nosso redor.
A tradição e o espírito natalício pairam no ar e por isso as receitas saudáveis muitas vezes não são vistas com bons olhos – não queremos tirar a magia das receitas típicas de Natal. Tradição é tradição e esta época só acontece uma vez por ano.
Mas sabia que pode tornar o Natal mais saudável sem tirar o seu encanto? Aqui estão algumas dicas:
COMPRE COM ANTECEDÊNCIA!
Além das prendas de natal, as compras para a consoada muitas vezes ficam para o último instante. Faça as compras com antecedência para poder escolher calmamente os alimentos, aproveitar as promoções de Natal e além disso conseguir comparar rótulos e preços, escolhendo o mais saudável e o mais barato. Também ajuda fazer uma lista de pratos/doces que vai confecionar com a respetiva lista de ingredientes, comprando apenas o necessário.
FAÇA VOCÊ MESMO!
Tente cozinhar a maioria dos pratos e das sobremesas em vez que comprar tudo já feito. Prefira métodos culinários mais básicos como os estufados, cozidos ou grelhados e faça por evitar os fritos, reduzindo a quantidade de sal e gordura utilizados. Se não gosta de ficar muito tempo na cozinha, peça ajuda à família e assim acaba por transformar o momento numa belíssima memória.
TORNE AS RECEITAS NATALÍCIAS MAIS SAUDÁVEIS SEM AS DESVIRTUAR!
Com a alteração de alguns ingredientes das receitas natalícias conseguimos torná-las mais saudáveis sem tirar o espírito natalício das mesmas: usar leite magro, natas light ou até iogurte magro, diminuir na quantidade de açúcar ou trocar por adoçante e não deixar que os alimentos absorvam muito óleo (quanto maiores os alimentos, menos gorduras absorvem), cortar as fatias mais finas das rabanadas, fazer as sobremesas em doses individuais, são pequenas alterações que fazem toda a diferença!
UMA FESTA DE CADA VEZ!
Evite cozinhar para as festas todas do mês. Resista à tentação de preparar grandes quantidades de comida – principalmente na parte das sobremesas – e apenas prepare a quantidade de que precisa para cada ocasião. Não deixe a mesa posta entre o dia 25 de dezembro e o final de ano. Assim, não prolonga “os estragos” da alimentação uma vez que não tem comida a mais a “provocar” e desta forma o Natal são apenas dois dias e não quando o estômago quiser!
TENTE MANTER A SUA ALIMENTAÇÃO NORMAL DURANTE O DIA!
Realize as suas refeições nos dias festivos normalmente como faria, inclusive as merendas. Evite petiscar enquanto prepara (perdemos a noção do que ingerimos), tente iniciar a consoada com sopa, abuse nas hortaliças e atenção no “fiozinho” de azeite que é colocado. São formas de controlar a saciedade e as calorias ingeridas!
APROVEITE PARA PASSEAR!
O Natal é conhecido por juntar toda a família à volta da mesa. E que tal também juntar a família para um passeio após as refeições ou até mesmo treinar em família? Manter o exercício físico é muito importante, principalmente nesta altura de excessos. Cada minuto conta!
Festas Felizes! 🎄
Carla Teixeira