Sabias que dormir pouco aumenta o risco de obesidade?
Sabes que dormir pouco aumenta o risco de obesidade? Saiba porquê!
1. Menos de 7 horas de sono por noite, numa base contínua, pode ter consequências negativas para o corpo e para o cérebro.
2. Dormir pouco pode aumentar o risco de obesidade e de doenças relacionadas com esta patologia, tais como diabetes tipo 2, hipertensão e doença cardiovascular.
3. Menos de 6 horas de descanso por noite estão associadas ao aumento de peso e do índice de massa corporal (IMC), à prevalência de diabetes e hipertensão.
4. Dormir poucas horas leva a que se tenha mais tempo para comer e beber; por outro lado, os indivíduos com menos horas de sono apresentam menor probabilidade de serem fisicamente activos, o que leva a um menor gasto energético.
5. A relação entre poucas horas de sono e o aumento de peso prende-se com as hormonas que regulam o apetite. Por exemplo, os níveis de leptina (hormona com acção na redução do apetite) baixam, enquanto os níveis de grelina (hormona com acção estimulante do apetite) aumentam. Estes efeitos observam-se quando a duração do sono é inferior a 8 horas.
Fica a dica, descanse e durma o suficiente! A sua saúde agradece!
Texto de Dra. Joana Maranhas