Loading...
23
10
2018

Transtorno Bipolar e Exercício Físico

O transtorno bipolar do humor (TBH), distúrbio bipolar ou transtorno afetivo bipolar (TAB) é um distúrbio mental em que a pessoa alterna entre períodos de depressão e períodos de elevado ânimo. O ânimo é significativo e é conhecido como mania ou hipomania, dependendo da gravidade ou se estão ou não presentes sintomas de psicose. Durante o período de mania, a pessoa comporta-se ou sente-se anormalmente energética, contente ou irritável.

Implicações da condição na prática desportiva

Os distúrbios bipolares caracterizam-se por oscilações entre a depressão e a mania, os quais envolvem episódios maníacos, hipomaníacos, depressivos e mistos. Ocorre uma escassez de substâncias que são encarregues de propagar os estímulos nervosos.

Uma vez que os sintomas mais comuns nas pessoas bipolares são as oscilações de humor, falta de energia e de motivação, muito ou pouco apetite, incapacidade de tomar decisões, pensamentos negativos, concentração reduzida, insónia, agressividade, irritabilidade e ansiedade, o professor terá que tomar medidas e adoptar estratégias que ajudem a combater estas fases.

Estratégias de planeamento e organização

O planeamento da atividade física deve prescrever diferentes intensidades e volumes de acordo com cada indivíduo com transtorno bipolar e com os episódios decorrentes das fases pelas quais eles passaram.

  • É importante realizar exercícios que eles gostem e que lhes desperte interesse de forma a tentar manter a maior concentração e motivação por parte deles.
  • Durante os exercícios devem ser dados feedbacks positivos para que se sintam confiantes no que estão a fazer e deixem de lado os pensamentos negativos.
  • A música e a dança também são uma boa estratégia para combater o stresse e tentar mantê-los calmos.
  • Visto que demonstram incapacidade em tomar decisões, tentar realizar exercícios que não seja preciso uma tomada de decisão para que não fiquem confusos e desmotivados a realizar a actividade.
  • Realizar actividades que envolva todo o grupo, sem ter de “excluir” alguém.

Prática desportiva e seus benefícios

A actividade física actua positivamente nas pessoas com transtorno bipolar como prevenção de possível recaída e contribui para diminuir quantitativamente a necessidade da ingestão de medicamentos.

Exercícios aeróbicos com intensidade em torno de 65% a 80% auxiliam na redução de ansiedade, podendo assim reduzir o nível de cortisol, que normalmente se encontra elevado no portador do distúrbio bipolar.

A prática de exercício físico aponta mudanças nos níveis de neurotransmissão, afetando positivamente o comportamento afetivo e motor, a percepção sensorial e a integração sensório-motora.

Em relação ao sono, a atividade física é considerada uma intervenção não farmacológica para melhoria da qualidade do sono. Pesquisas apontam que pessoas activas têm melhor qualidade de sono do que as inativas.

Exercícios físicos com intensidade de 70% a 80% da frequência cardíaca, paralelamente ao relaxamento (ioga, bola suíça, body balance e outros), têm mostrado grande eficiência na regularização do parâmetro bioquímico do cortisol, melhorando a qualidade de vida e prevenindo as doenças crónicas degenerativas.

As atividades aeróbicas com intensidades maiores, de 80% a 85%, auxiliam na captação de serotonina (responsável pelo estado de vigília do nosso cérebro, ou seja, é ela que nos deixa em “alerta”).

Boas leituras! Bons treinos!

Márcia Silva

autor: Luisa Silva

Comentários
0

Deixe-nos um comentário

Estúdio de aulas de grupo e treino personalizado com 13 modalidades diferentes.

logologo

Não tenha medo de falhar. Esse é o caminho para o sucesso

LeBron James

O desporto tem o poder de superar velhas divisões e criar o laço de aspirações comuns.

Nelson Mandela

Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente

Marilyn vos Savant

A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem

Tommy Lasorda

Não é o tamanho do cão que conta na luta, mas o tamanho da luta no cão

Magic Johnson, NBA star
© 2020 - Desenvolvido por Pedro Silva | Política de Privacidade