Temperaturas baixas: impedimento de praticar exercício?
As temperaturas fazem-se sentir e permanecemos neste momento num clima inconstante e imprevisível. Contudo, o frio não é razão para não praticar exercício físico, mesmo no exterior. Apenas obriga a alguns cuidados para garantir o bem-estar e a saúde do praticante. Atualmente, dispomos da aula de LS OUTDOOR, todas as segundas às 19:30, período noturno e que neste momento se tem demonstrado com temperaturas mais baixas. É possível treinar? SIM!
Existem alguns conselhos e cuidados que podes e deves tomar de forma a tirares proveito do teu treino:
– PRESTAR ATENÇÃO À PERDA DE CALOR
O corpo deve estabelecer uma temperatura corporal de aproximadamente 36,9 °. Quando esta diminui devemos de estar atentos aos sinais que o corpo envia, tal como os tremores, que são nada mais nada menos que a contração dos músculos em tentativas de manter o corpo quente.
– ROUPA ADEQUADA
Atualmente, o mercado da roupa de fitness/running, etc, disponibiliza uma enorme vaga para que não hajam desculpas para não se treinar.
Para a prática no exterior deve-se levar algumas peças de roupa confortáveis, para que conforme a temperatura corporal for aumentando seja possível ir retirando o vestuário.
Para o outfit ficar completo, não esquecer, caso seja necessário, proteção para a cabeça (gorro), luvas e meias um pouco mais grossas para manter os seus pés quentes e secos.
– ALIMENTAÇÃO
Os hidratos de Carbono e os ácidos gordos são essenciais em dias de exercício no exterior. As gorduras saudáveis regulam a temperatura, o que ajuda na realização do exercício por um período mais duradouro.
– AQUECIMENTO E ALONGAMENTO
O aquecimento deve dirigir-se a diferentes grupos musculares de forma a prepará-los para o exercício seguinte. O aquecimento tem como intuito o aumento da temperatura corporal. Deve privilegiar-se aquecimentos simples no inicio do treino, intensos e que permitam o aumento da temperatura corporal.
– SEGURANÇA
Segurança em relação as necessidades individuais de cada pessoa. Segurança em relação ao local e material. O treino deve ser acompanhado e explicado de forma clara e segura e acompanhada por um profissional.
Em suma, para qualquer atividade realizada no exterior é necessário prestar atenção aos seguintes detalhes:
ANTES DO EXERCÍCIO:
– Realizar um bom aquecimento. Ele previne possíveis ocorrências de lesões musculares, articulares e ajuda a preparar o sistema cardiovascular para o esforço a realizar.
– A hidratação é fundamental. Antes, durante e após o exercício, mesmo em ambientes exteriores.
– É importante que se use roupa adequada ao exercício (dependendo do dia, das condições e do local), que se use alguma roupa quente e confortável de forma que gradualmente se consiga retirar uma ou outra peça do vestuário.
– Caso necessário: proteger as extremidades do corpo (mãos, orelhas, nariz, pés), pois estão mais expostas às adversidades.
DEPOIS DO EXERCÍCIO:
– Repor os sais minerais e os fluídos. Hidratar, mais uma vez, é fundamental.
– Após o exercício e caso a roupa esteja húmida ou molhada, trocar assim que for possível para não arrefecer demasiado.
Bons treinos!
Catarina Pinhal