Loading...
23
10
2017

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Praticar atividades físicas é essencial em todas as fases da vida, mas na terceira idade elas tornam-se ainda mais importantes. Os exercícios trazem muitas vantagens para o corpo, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar.

Há uma série de mudanças que ocorrem no corpo e organismo com o envelhecimento, e sem cuidados redobrados, podem surgir vários problemas. Para quem já chegou à terceira idade, mexer o corpo praticando atividades físicas regularmente é a melhor maneira de ficar longe do sedentarismo, prevenindo e retardando o processo de envelhecimento.

 

Quais os benefícios da atividade física na terceira idade?

  • aumento da força muscular;
  • aumento da energia;
  • maior flexibilidade no corpo;
  • aumento do equilíbrio;
  • melhoria da coordenação motora;
  • controlo do peso;
  • diminuição da ansiedade;
  • prevenção de diversas doenças.

Mas os exercícios não melhoram somente a capacidade corporal da pessoa idosa, refletem também na autoestima.

 

Tens 50 anos ou mais?

Pode e deve treinar. Qual o segredo? Treino, alimentação e pensamentos positivos. Nos dois primeiros podemos ajudar, o terceiro depende de si!

 

Objetivo:

– Vencer a gravidade

O trabalho de força e controlo postural deve centrar-se na musculatura denominada anti gravítica. Exercícios de extensão do joelho, bacia e coluna demonstraram proporcionar não só força como serem capazes de mudar padrões de flexão e extensão. Por outro lado, demonstrou-se que o trabalho de força excêntrica, como descer escadas, consegue benefícios motores e de melhoria da capacidade de força. Nos exercícios propostos é conveniente dar ênfase à fase excêntrica, descendo de forma muito lenta e controlada.

Muitos idosos têm uma qualidade de vida que está abaixo da funcionalidade quotidiana, são pessoas que precisam de meios externos para se deslocarem, como muletas. Cada vez temos mais longevidade, mas apresentamos menos capacidade funcional. Quer tenhas 30, 40 ou 50 anos, tem a oportunidade de escolher como quer viver.

– Um mecanismo poupador a vencer

Nesta idade é frequente haver excesso de peso por aumento do tecido gordo, condicionado por uma drástica descida do metabolismo, muito mais significativa na mulher devido à queda de estrogénios com a chegada da menopausa. Continuar com uma vida muito ativa e uma alimentação cuidada são as ferramentas mais eficazes para evitar estas alterações corporais.

– Alimentação aos 50

As necessidades calóricas diminuem, pelo que é interessante selecionar alimentos baixos em gorduras e não abusar dos hidratos de carbono. Também é conveniente hidratar-se de forma continuada, uma vez que os níveis de desidratação elevam-se.

 

A atividade física na terceira idade deve ser prazerosa, por isso é essencial que a pessoa escolha algo em que se sinta bem. Todos nós caminhamos em direção ao envelhecimento. Pode começar desde já a trabalhar para essa etapa, como também, ajudar quem já o tem presente.

Lembre-se … Não deixamos de treinar porque envelhecemos, envelhecemos porque deixamos de treinar!

autor: Delfina Carvalho

Comentários
0

Deixe-nos um comentário

Estúdio de aulas de grupo e treino personalizado com 13 modalidades diferentes.

logologo

Não tenha medo de falhar. Esse é o caminho para o sucesso

LeBron James

O desporto tem o poder de superar velhas divisões e criar o laço de aspirações comuns.

Nelson Mandela

Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente

Marilyn vos Savant

A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem

Tommy Lasorda

Não é o tamanho do cão que conta na luta, mas o tamanho da luta no cão

Magic Johnson, NBA star
© 2020 - Desenvolvido por Pedro Silva | Política de Privacidade