Loading...
17
06
2017

CAFÉ E O EXERCÍCIO FÍSICO, A COMBINAÇÃO IDEAL?

Os mitos e lendas relacionados com a cafeína chegam para fazer um livro. Os adictos do café argumentam que retarda a sensação de fadiga, que é uma boa fonte de antioxidantes e que facilita a utilização de gorduras como fonte de energia. Entre os argumentos dos não cafezeiros estão palavras como nervosismo, taquicardia, ansiedade…
O efeito pode ser meramente psicológico, mas a verdade é que o café é um aliado do exercício físico.
Samuele Marcora, da Universidade de Kent, diz que o café (ou a cafeína) é o melhor aliado do exercício físico. O fisiatra defende que o café, faz com que o treino pareça menos complexo e cansativo, uma vez que a cafeína é capaz de bloquear a ação das células que produzem adenosina (hormona responsável pelo cansaço).
Mas não é apenas a nível físico que o café atua. Este tem um efeito psicológico na forma como as pessoas encaram a fadiga, por exemplo.

A CAFEÍNA AJUDA-NOS?

Esta é um estimulante do sistema nervoso central, melhora os processos de contração muscular e a mobilização dos lípidos (facilita o metabolismo para fins energéticos, poupando assim glicogénio). Importante: a eficiência da cafeína no rendimento de um desportista não está relacionada com a dose. Ou seja, não é por ingerir uma maior quantidade de cafeína que aumentamos os seus efeitos saudáveis.

Acima da dose (5mg/kg) só estamos a provocar efeitos secundários como a ativação do sistema cardiovascular (pode por isso, ser contra-indicada a hipertensos), intolerância gastrointestinal, insónia e efeito diurético. Por exemplo, para uma pessoa de 75kg estima-se uma dose máxima entre 300 a 400 mg.

Não é apenas o café que contém cafeína. Confira as quantidades contidas em alguns alimentos:

 

Os especialistas não estão de acordo sobre a dose recomendada e as reações à cafeína, sendo estas muito diferentes de indivíduo para indivíduo, por isso cada um deve guiar-se pelas suas sensações e experiências pessoais.

CAFÉ PARA RENDER MAIS…

A cafeína é uma das poucas substâncias não consideradas doping, cujos efeitos são conhecidos como ajuda energética até certo nível e por isso usada por desportistas do mundo inteiro.

Os atletas de alta resistência aproveitam as propriedades da cafeína, as quais facilitam o uso de gorduras como combustível, de forma a preservar as reservas de glicogénio que são essenciais ao longo da prova. Até agora não eram tão conhecidos os benefícios do café no desporto de força ou intervalado em que a combustão de gorduras não é tão importante. Para provar o seu efeito, investigadores da Universidade de Conventry pediram a um grupo de voluntários que realizassem um esforço intenso com cargas até à exaustão. Concluíram que, os indivíduos que tinham ingerido bebidas com cafeína conseguiam fazer mais repetições, sentiam-se menos cansados e principalmente mais disponíveis para repetir o esforço do que aqueles que tomaram placebo. Os investigadores acreditam que isto, deve-se por a cafeína ser um antagonista da adenosina, uma substância que se acumula nos músculos durante o exercício e bloqueia a força das contrações.

E CAFÉ PARA PENSAR MELHOR

A cafeína também parece ter um efeito notável sobre o sistema nervoso central fazendo-nos sentir mais energéticos, eficientes e motivados para o trabalho, diminuindo os tempos de reação e melhorando a capacidade de resposta. Aparentemente são só vantagens, mas é importante não ultrapassar a dose ou surgirão efeitos negativos como o nervosismo, insónia ou dificuldades de concentração.

 

Recomendamos que o consumo de cafeína seja feito de forma controlada para que o seu corpo sinta apenas o estímulo certo e não fique habituado a certos hábitos que o podem stressar e provocar efeitos menos bons.

autor: Delfina Carvalho

Comentários
0

Deixe-nos um comentário

Estúdio de aulas de grupo e treino personalizado com 13 modalidades diferentes.

logologo

Não tenha medo de falhar. Esse é o caminho para o sucesso

LeBron James

O desporto tem o poder de superar velhas divisões e criar o laço de aspirações comuns.

Nelson Mandela

Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente

Marilyn vos Savant

A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem

Tommy Lasorda

Não é o tamanho do cão que conta na luta, mas o tamanho da luta no cão

Magic Johnson, NBA star
© 2020 - Desenvolvido por Pedro Silva | Política de Privacidade